Os Livros dos Apócrifos.
O que são os livros apócrifos, porque não estão em todas as Bíblias?
Etimologicamente, o termo "apócrifo" significa : "oculto" , "escondido". é usado para designar os 14 ou 15 livros,ou partes de livros que, em algum tempo, foram colocados entre os livros do Velho e Novo Testamento. Eles aparecem anexados nas versões Septuaginta e Vulgata Latina.
O Vocábulo tem sido empregado diferente por católicos e protestantes:
Para os protestantes "apócrifo" designa o conjunto de livros que não fazia parte do cânon (lista de livros inspirados) hebraico;
Para os Católicos "apócrifo" se refere aos livros que os estudiosos protestantes chamam de pseudo-epígrafos.
Os livros que os protestantes chamam de "apócrifos", os católicos chamam de Deutero-canônicos.
Para os protestantes, os livros apócrifos não foram inspirados por Deus. São importantes fontes documentais para o conhecimento da história, cultura e religião dos Judeus. Também muito úteis para nossa compreensão dos acontecimentos inter-testamentários (entre o Velho e o Novo Testamento). Mas não para estarem lado a lado com a literatura canônica (inspirada por Deus), pois ao compararmos uma literatura com a outra, logo percebemos profunda e radical diferença no estilo, na autoridade e até nos ensinamentos.
A igreja Católica só se lembrou de incluí-los no Cânon (lista de livros inspirados por Deus) em 15 de abril 1546, no Concilio de Trento, impondo-os aos seus fiéis como livros inspirados. Quem não aceitasse a decisão da igreja, seria por ela amaldiçoada.
Por que rejeitamos os apócrifos?
Se a mente divina inspirou a cada escritor, o produto destes diferentes autores deve estar em harmonia entre si. Portanto, os primeiros livros se constituem o critério para todos os demais livros que se consideram os não de inspirados. Mas os livros conhecidos como apócrifos:
1°- Não se harmonizam em ensino e doutrina com Moisés e outros profetas canônicos;
2°- Nem Jesus, nem os apóstolos citam os livros apócrifos como fonte de autoridade.
Por que então, a igreja Católica Continua apegada aos livros apócrifos?
Porque as doutrinas fictícias dos apócrifos confirmam falsos ensinos da igreja, como por exemplo: oração pelos os Santos, falsa curas, dar esmolas para libertar da morte e do pecado, e a salvação pelas obras.
Eis alguns ensinos de apócrifos:
1°- Ensino da Arte Mágica - Tobias 6:5-8. Refutação bíblica: 16:17; Atos 16:18.
2°- Dar esmolas purifica do pecado - Tobias 12:8 e 9; Eclesiástico 3:33. Refutação bíblica: 1 Pedro 1:18 e 19; Judas 24
3°- Pecados perdoados pela Oração - eclesiástico 3:4. refutação bíblica: Prov. 28:1; 1°João 1:9; 1e2.
4°- Oração pelos os mortos - 2°Macabeus 12:42-46. Refutação bíblica: Atos 2:34; Isaías 38:18; Lucas 16:26; Isaías 8:20.
5°- Ensino do purgatório - Sabedoria 1:1-4 (imortalidade da alma). Refutação bíblica: 1°João 1:7.
6°O Anjo Relata uma Falsidade - Tobias 5: 1-19. Refutação Biblica: 1:19.
7°- Uma Mulher Jejuando toda sua Vida - Judith 8:5 e 6. Esta é uma história parecida com outras lendas católicas com respeito a seus santos canonizados. Uma mulher dificilmente jejuaria por toda a sua vida. Jesu, mesmo sendo divino-humano, jejuou por 40 dias, não pela vida toda.
8° Simeão e Levi mataram os habitantes de Siqueia por Ordem de Deus - Judite 9:2. Refutação bíblica: Deus não tinha nada a ver com isto: Gênesis 34:30; 49: 5-7; Romanos 12: 19,17.
9° A Imaculada Conceição - Sabedoria 8: 19 a 20. Este texto é usado pelos católicos para sustentar a doutrina de que Maria nascera sem pecados. Refutação bíblica: lucas 1: 30-35; Salmos 51: 5; Romanos 3: 23.
10 Ensinamentos da Crueldade a do Egoísmo - Eclesiásticos 12: 6. Refutação bíblica: Provérbios 25: 21,22; Romanos 12:20; João 6:5; Marcos 6: 44-48.
8° Simeão e Levi mataram os habitantes de Siqueia por Ordem de Deus - Judite 9:2. Refutação bíblica: Deus não tinha nada a ver com isto: Gênesis 34:30; 49: 5-7; Romanos 12: 19,17.
9° A Imaculada Conceição - Sabedoria 8: 19 a 20. Este texto é usado pelos católicos para sustentar a doutrina de que Maria nascera sem pecados. Refutação bíblica: lucas 1: 30-35; Salmos 51: 5; Romanos 3: 23.
10 Ensinamentos da Crueldade a do Egoísmo - Eclesiásticos 12: 6. Refutação bíblica: Provérbios 25: 21,22; Romanos 12:20; João 6:5; Marcos 6: 44-48.
Apócrifos do Antigo Testamento.
1) O 1° Livro de Esdras.
2) O 2° Livro de Esdras.
(Obs. Na versão Vulgata: O Esdras Canônico é chamado de 1° Esdras e Neemias de 2° Esdras: enquanto o 1° livro de Esdras apócrifo é chamado de 3° Esdras).
3) Tobias.
4) Judite.
5) Adições ao livro de Ester.
6) A Sabedoria de Salomão.
7) A Sabedoria de de Jesus o filho de Sisaque, ou Eclesiástico.
8) Baruque.
9) A Carta de Jeremias.
10) A oração de Azarias e o canto das três jovens.
11) Susana.
12) Bel e o Dragão.
13) A oração de Manasses.
14) O 1° Livro de Macabeus.
15) O 2° Livro de Macabeus.
Apócrifos Deutero-canônicos.
1) Tobias.
2) Judite.
3) Adições ao Livro de Éster ( 104:4 -16:22).
4) Sabedoria.
5) Eclesiástico.
6) Baruque.
7) Susana (Daniel 13).
8) Bel e o dragão (Daniel 14).
9) 1° Macabeus.
10) 2° Macabeus.
Apócrifos do Antigo Testamento.
Os apócrifos do Antigo Testamento podem ser identificados comparando os livros das Bíblias utilizadas pela maioria das "Sociedades Bíblicas" com uma Bíblia Católica.
Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio.
Históricos: Josué, Juízes, Rute, 1° Samuel; 2° Samuel, 1° Reis, 2° Reis, 1° Crônicas, 2° Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester (com acréscimo), 1° Macabeus, 2° Macabeus.
Sapienciais: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico.
Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruque, Ezequiel, Daniel (com Acréscimo), Oseias, Joel, Amós, Abdias (Obadias), Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
Total de 46 sendo: 39 Canônicos + 7 Deutero-canônico.
Apócrifos do Novo Testamento.
Os apócrifos do Novo Testamento não oferecem problemas são rejeitados por todas as igrejas cristã. E não podia se diferente. Observe o ensino, como por exemplo, do evangelho de São Tomé:
"Jesus atravessava uma aldeia e um menino que passava correndo, esbarra-lhe no ombro. Jesus irritado, disse: Não continuarás tua carreira. Imediatamente o menino caiu morto. Seus pais correram a falar com José, este repreende a Jesus que castiga os reclamantes com terrível cegueira".
Tal relato não é compatível com a sublimidade dos ensinamentos de Cristo e é suficiente para provar que este evangelho é espúrio.
"Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus. E, tendo-lhes imposto as mãos, retirou-se dali." Mateus 19: 13-15.
Lista dos Apócrifos do Novo Testamento.
1) Evangelhos: Evangelho segundo Hebreus, Evangelho dos Egípcios; Evangelho dos Ebionitas; Evangelho de Pedro; Protoevangelho de Tiago; Evangelho de Tomé; Evangelho de Filipe; Evangelho de Gamaliel; Evangelho da Verdade.
2) Epístolas: Epístola de Clemente; As 7 Epístolas de Inácio; Aos efésios, Aos Magnésios, Aos Trálios, Aos Romanos, Aos Esmirnenses e a Policarpo; a Epístola de Policarpo aos Filipenses; Epístola de Barbabé.
3) Atos: Atos de Paulo; Atos de Pedro; Atos de João; Atos de André; Atos de Tomé.
4) Apocalipse: Apocalipse de Pedro; o Pastor de Hermas; Apocalipse de Paulo; Apocalipse de Tomé; Apocalipse de Estêvão.
5) Manuais de Instrução: Didaquê ou Ensino dos 12 Apóstolos, 2 de Clemente. Pregação de Pedro.
Total de 34 livros - São mais do que os Canônicos do Novo Testamento ( que são 27).
Muitos destes livros disputaram um lugar junto ao Cânon Bíblico, mas foram rejeitados pela igreja cristã.
Fonte: Internet, Bíblia, Livros Apócrifos, Amigos, livros e Matérias sobre o assunto.
Autor: Paulo Roberto Aguiar
Muitos destes livros disputaram um lugar junto ao Cânon Bíblico, mas foram rejeitados pela igreja cristã.
Fonte: Internet, Bíblia, Livros Apócrifos, Amigos, livros e Matérias sobre o assunto.
Autor: Paulo Roberto Aguiar
0 comentários :
Enviar um comentário